sábado, 26 de setembro de 2009

COMUNICAR É VIVER!






Achei!

Gente! Achei o cabo da máquina!!!
O danado tinha sumido aqui nesse escritório "ultra" organizado!!!
kkkkkkkkk
E até hoje eu não tinha escrito e registrado meu encontro com a Leila Ferreira.

Quero contar as minhas "impressões" sobre o que ela disse...
"Impressões" bem ao pé da letra, dos impressionistas mesmo,
como Van Gogh com sua nova ótica da Arte...
O que ouvi, como senti, sob a minha ótica...

A Leila sabiamente falou sob estar-mos na era da alta tecnologia,
do alto nível de rapidez na comunicação
e o baixíssimo índice de comunicação
"olho no olho"...
Da comunicação que encurta distâncias e da solidão que nos assola cada dia mais...
De Adolescentes (e adultos também!) ultra conectados,
on line 24 hs por dia, 7 dias por semana
e extremamente tímidos e muitas vezes retraídos crônicos nas suas relações pessoais.
De amores on line, que não resistem aos cheiros e sabores da vida real!

COMUNICAR É VIVER!

Ela conta que, depois de muitos títulos, viagens, inúmeras graduações
e pós-graduações em comunicação ela ficou ainda mais consciente
de que comunicação mesmo era na cozinha da sua casa em Araxá...
Onde iam conversar o jardineiro, as professoras, as comadres, os primos, tios,
o padre, os vizinhos...
Onde, depois de verem televisão, juntos, todos os vizinhso numa só TV,
as pessoas "desligavam" e "conversavam" sobre qoeu tinham visto!!!
Gente!
Onde estão nossas pessoas?

Eu, tão ligada em gente, confesso que no meu andar onde moram mais cinco famílias
eu só sei o nome de uma delas, e nunca entrei na casa de ninguém.
No meu caso eu não estou tão alienada das minhas relações familiares:
Fazemos muitos jantares em família, os quatro:
Eu meu marido e dois filhos de 7 e 10 anos...
Pescamos, acampamos, andamos de bike, jogamos boliche, soltamos pipa...
fazemos um eterno "Tour" por Minas, que amamos...
Fazemos noite de jogos e gostamos da companhia um do outro,
estamos sempre saindo pra jantar e conversar entre nós,
ou jogar "purrinha" num boteco, os meninos amam jogar "purrinha"!!!
E, acreditem, nenhum dos amiguinhos deles conhecem tal brincadeira,
secular, clássica de quem passa horas num boteco.

Bom, nós quatro estamos munidos, conversamos, rimos e convivemos muito.
Nossa comunicação é viva e constante!
Muita famílias não tem mais isso...
E soltam no mundo gênios em informática, bilingues, altamente graduados
e que muitas vezes não conseguem sustentar um assunto pós mais do que cinco minutos ou se o assunto for "extra-curricular"...

Mas ainda assim, cuidando dos meus laços de comunicação familiares
sinto que poderíamos ter mais pessoas...
Nós não nos relacionamos com nenhum vizinho a ponto de poder deixar os meninos
por algumas horas numa urgência, ou para passear só o casal...
Não não dividimos o carro,
tipo uma mãe leva outra busca na escola ou em festinhas...
Meus meninos nunca dormiram na casa de ninguém.
E olha que isso aqui é um sonho!
Que sinto que talves eles cresçam sem realizar,
E é um sonho tão simples...

Me lembro de uma casal se amigos dos meus pais:
Tia Fizinha e o Tio Zé Maria, que,
ou nós ia-mos ou a família deles vinha pra nossa casa.
Passar o fim de semana, todo mundo empilhado no chão da sala...
A noite, as mães tomavam Hi-Fi e os pais Cuba-Libre...
E jogavam buraco...
Nós, as crianças brincava-mos noite a dentro...
E dia, churrasco de domingo.

E as festas de aniversário?
Todo mundo trabalhava o dia todo,
fazendo doces, fritando pastéis e enchendo balões...
Hoje as festas são em salões festa ultra sofisticados...
Nada contra!
Eu gosto!
Só queria um pouco mais de pessoas na história dos meus meninos
um meio termo, entre as inovações e as tradições...

Doces lembranças...

Quem não desenvolve sua capacidade de ouvir, não pode se comunicar bem.
Talves seja pro isso que a comunicação on line esteja tão em alta,
além da facilidade, ela não exige esforço maior de olhar, prestar atenção e ouvir!

Não é a toa que Rubem Alves fala que existem inúmeros Cursos de Oratória,
e nenhum de ESCUTATÓRIA!!!

Leila insiste e eu acentuo que:
Comunicar é viver!

E última consideração que eu quero fazer do que vi e ouvi é:
"Estress é desculpa pelo que não tem desculpa"!!
Minha querida Leila falou, como sempre com muita propriedade sobre isso...
E eu concordo absolutamente em ordem, número e grau!
Nada justifica ser mal humorado se justificando como estressado.
O mal humorado passa a conta, a fatura pro outro que convive, da sua cota!

Um mal humorado não tem currículo que o salve!

Ele pode até ser contratado ,
mas é impossível conviver bem com um mal humorado.
Mal humor intoxica o ambiente e pessoas...

Você, eu temos o direito de estar tristes as vezes, angustiados, irritados...
Mas mal humorado não!
Pessoas mal humoradas punem as outras pelas suas raivas e tristezas...
Ela falou do nome do mal humorado que se torna crônico...
Distimia!
Doença do mal humor!

Olha só que tristeza:
O ambiente do mal humorado floresce na sua ausência!!!
Triste né?

Bom estas são as minhas impressões...
Sobre o que ouvi e aprendi...

E sobre ela...
Ela é linda, doce e inteligente!
Está com 57 anos, no melhor da beleza desta idade!
Esta é uma bandeira para mim...
A beleza de cada idade,
um corpo magro saudável e não magérrimo lipado!!!

Um sorriso franco uma pessoa leve...
E sobre isso seu próximo livro: LEVEZA!
Já estou esperando ansiosa...

Leila é leve porque decidiu ser...
Tinha muitos motivos para ser amarga ou mal humorada,
mas não!
Ela é leve...
Não nenhum vergonha em assumir que se trata de uma depressão há 27 anos
e que nem por isso é mal humorada o pune os que a rodeiam pelos seu "nós"...
Eu chorei escutando-a, chorei lágrimas de diversos sabores...
De saudade...
Emoção...
Alegria...
Contentamento...

No final, ela saindo correndo para um viagem,
me deu atenção, seu contato e posou pras fotos que vocês estão vendo...
Com uma agenda tão cheia e uma data apertada pra entregar o livro,
ainda assim responde pessoalmente os e-mails que recebe,
inclusive o meu...

Foi um presente!

Amo esse ser humano, esse anjo enviado par Araxá com nome de LEILA FERRERIA!!!

Beijos Leila querida...
Gisele

Nenhum comentário:

Postar um comentário